segunda-feira, maio 08, 2006

Vila de Rei- caso "60"

"Um projecto inédito de combate a desertificação, que passa pela fixação no concelho de 250 cidadãos brasileiros, está a ser levado a cabo em Vila de Rei, no âmbito de um protocolo de geminação com o município brasileiro de Maringá.
Podem ficar a viver em Vila de Rei por um período de três anos, com possibilidade de prolongar por mais três. Findo esse período, podem optar pela dupla nacionalidade. Segundo informação do município, os estrangeiros têm emprego garantido."
(Correio da Manhã-2006-01-27)

Não posso dizer que recebi com agrado, esta noticia. Não me refiro de uma forma pejorativa, à nacionalidade em si...mas há uma má logistica subjacente a esta tomada de decisão.
Se Vila de Rei está despovoada...não é "tapando o buraco" que o assunto se resolve!
Se não há condições para que as pessoas beneficiem em viver lá...há é que criar os requesitos necessarios, e não pagar a terceiros (ainda por cima, para todos os efeitos, estrangeiros) fornecendo-lhes a dupla nacionalidade.
Eles não têm uma obrigatoriedade de permanencia vitalicia naquela terra....é bem provavel que findo os 3 anos, realizem um "exodo do rural", e se juntem á corje que habita em larga escala e sem condições, nas grandes cidades.
Deveriam dinamizar Vila de Rei para que os Portugueses decidissem de bom grade, mudar-se para lá!
A camara diz que tem trabalho garantido para os recem-chegados, e por isso questiono-me: porque não tem para os portugueses?..ou será que é rabalho que os portugueses não querem? ...fará disto, os brazileiros, pessoas diferentes? que se sujeitam a vivencias que nós não aceitamos? .... dá que pensar.
Alem do mais, trazer 60 familias de uma cultura diferente, para habitar numa localidade um pouco isolada, não me parece que vá fumentar o espirito de integração.
Parece-me lógico que irá originar um isolamento cultural, tipo "ilha", não sendo benefico para o povo portugues.
Daqui a 3 anos, veremos se tudo não passou de um projecto efemero.... e mal planeado.