domingo, abril 09, 2006

Logistica dos "trocos"

Um aspecto muito negligenciado nos dias que correm é a importância dos pequenos dispêndios. E isto aplica-se tanto a nivel da familia, como de uma empresa como do Governo.Vive-se muito no laissez-faire.... afinal: "SÃO SÓ UNS TROCOS!!!"
Mas não serão estes trocos, igualmente responsaveis pela má orientação de familias, empresas e economia nacional? Gasta-se em coisas superfluas, não se aplica uma politica de prevenção e antecipação, para que em tempos dificeis, as coisas sejam mais faceis de suportar.Provavelmente, desta forma, não veriamos diariamente noticias de empresas que declaram falencia porque num mês não atingiram os objectivos ou porque tiveram uns gastos suplementares.O caso mais flagrante é a nivel familiar: um cafezito hoje, tabaco amanha, um bolinho quando apetecer, uns dinheirinhos para o menino/a gastar na escola, etc... e ao fim do mês, o somatório destes pequenos gastos perfazem uns valentes euros ..... e ao fim do mês tomam consciencia que as dividas têm que ser pagas.Acredito que estes pequenos gastos acolmatavam sempre a gestão economica pois por mais infimo que seja, poderia ser aplicado numa forma mais produtiva.
O "porquinho" está em marasmo...e assim parece continuar a ostentar-se.. porque, na maior parte das vezes, o erro crucial não é a falta de dinheiro como tanto mediatizam, mas sim a falta de logistica economica, em todas as vertentes sociais.